domingo, 25 de outubro de 2015

Dica #02 - Diferenças entre gêneros (Parte 1)

Heyllos, galerinha!
Essa semana só foi possível vir aqui no domingo e não no sábado, por isso eu atrasei um pouco com relação ao planejamento de postagens, mas nada muito difícil de ser resolvido.
Bem, essa semana eu vou dar inicio a uma série de posts sobre as diferenças entre alguns gêneros pra depois começar alguns posts para ajudar a escrita desses tipos.
A gente começa falando sobre terror, horror e suspense. Eu não sei vocês, mas eu tive bastante dúvida sobre as diferenças desses três gêneros, especialmente horror e terror.
O terror é, basicamente, uma obra que busca assustar e provocar pânico no expectador. Este gênero busca despertar o medo mais agitado, mais desesperador. Por exemplo, seria o medo de estar em uma casa amaldiçoada ou fugindo de um assassino.
O horror aborda um medo diferente. Ele busca o medo causado pelo choque, pelo nojo. O horror testa seus limites, tentando ver o quão fundo pode cavar em seus medos ao te fazer imaginar coisas horríveis e se assustar com elas. Para isso, ele não se importa de apresentar teorias e personagens nojentos e/ou escabrosos.
Enquanto o terror se baseia medos cotidianos ou comuns para causar o pavor, o horror aceita cavar fundo em coisas bizarras para levar ao nojo e ao medo.
O suspense busca criar no leitor um sentimento de insegurança, incerteza ou ansiedade perante os acontecimentos consequentes de um certo fato. Este gênero tenta brincar com o leitor, criando um medo bem mais sútil e menos agressivo que os gêneros anteriormente citados. É fundamental que, ao escrever uma trama de suspense, você, escritor, busque criar no seu leitor um sentimento de expectativa, atiçando sua imaginação. O expectador deve imaginar algo de ruim acontecendo ou está prestes a acontecer, mas sem ter a mínima ideia do que é e, portanto, pense sempre nas piores possibilidades.
Todos os três gêneros trabalham com a ideia de medo e de assustar, mas se diferenciam pelo modo como fazem isso. Enquanto o terror te faz temer uma casa de fantasmas, o horror te faz temer a tortura e o suspense te faz temer o que está o outro lado da porta que o personagem vai abrir.

Espero que tenham curtido e que isso já dê alguma ajudinha básica pra vocês. Lembrando que, posteriormente, vamos falar de uma forma mais profunda e inteira sobre esses gêneros, porque estamos só diferenciando e evitando possíveis confusões entre eles. Até semana que vem!




Sobre Nós

Dream of Writers

Autoras

Obrigado por ler a postagem! Para saber mais, sigam-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contate o Grupo