segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dica #03 - Diferenças entre gêneros (Parte 2)

Heyllos, pessoinhas!
Então, antes de tudo, que quero pedir desculpas por não ter vindo aqui semana passada. Eu fiquei muito, muito, atolada de coisas da escolha e gastei o meu fim de semana e feriado trabalhando nisso. Não me sobrou qualquer tempo, então, por isso o atraso. Peço desculpas por isso e esperam que compreendam.
Então, galerinha, hoje nós vamos falar sobre o gênero fantasia e os seus subgêneros. Vamos lá?
Bem, pra começo de conversa, vamos definir o que é fantasia.
Fantasia é um gênero de ficção que usa temas sobrenaturais, mágicos e similares, como tema ou em dos elementos principais do enredo. Usualmente, história de fantasia se passam em mundos imaginários, com criaturas, itens e acessórios mágicos.
A fantasia possui sete subgêneros com algumas especifidades e diferenças entre si. Vamos falar de cada um deles, explicando o que é e dando exemplos pra facilitar o compreendimento.


  1. Alta fantasia: conhecida também como high fantasy, é a forma mais popular do gênero. Seus elementos incluem um mundo totalmente novo, com personagens corajosos e fortes. Descrevem grandes batalhas que colocam em risco este mundo imaginário. Pode conter elementos sociais, políticos e éticos como uma forma de explorar os extremos do bem e do mal. Exemplos: A Guerra dos Tronos, Senhor dos Anéis e O Hobbit.
  2. Baixa fantasia: possuí algumas características semelhantes à alta fantasia, porém, não estão tão ligados em expor valores éticos e políticos enraizados em uma batalha de bem versus mal. O nome "baixa fantasia" não é de forma algum pejorativo e provavelmente vem relacionado a uma menor abordagem de valores éticos e políticos. Exemplos: A Saga Crepúsculo e Academia de Vampiros.
  3. Conto de fadas: um clássico que ganha cada vez mais popularidade devido aos muito remakes que lhes são feitos, os contos de fada, basicamente, se baseia em contos folclóricos, tradições culturais e/ou narrativas fantásticas. Não necessariamente contem um mundo das fadas, embora possam dar ênfase nesse grupo sobrenatural ou em qualquer outro. Exemplos: Branca de Neve e o Caçador, Cinder e A Fera.
  4. Heroica: também chamada de espada e feitiçaria (em inglês 'Sword and Sorcery'), esse subgênero retrata heróis ou heroínas em grandes aventuras, que vão desde a busca por interesses próprios ou a luta entre o bem e o mal. Embora o foco esteja na figura do heróis, elementos que remetem a magia aparecem ao longo da trama. Exemplos: A Companhia Negra, Filhos de Galagah e Conan, o Bárbaro.
  5. Fantasia científica: nesse caso, a fantasia se une a ficção científica. Assim, a magia pode ser substituída pela ciência ou as duas podem andar lado a lada. Esse subgênero inclui seus próprios sub-subgêneros, que são o romance planetário, espacial e mundos paralelos. Exemplos: A Hospedeira, Feios e World Warcraft.
  6. Fantasia contemporânea: a história se passa na atualidade, mas sem se distanciar dos elementos extraordinários, fantásticos, sobrenaturais e/ou mágicos. Exemplos: Personal Demons, Sob a Luz da Lua e Os Imortais.
  7. Ficção mítica: baseia-se, especificamente, em mitologias e faz uso dos elementos próprios desta. Exemplos: Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo e Deuses Americanos.
Até a próxima e espero ter ajudado!
Fonte: http://www.livrosefuxicos.com/2013/01/literatura-fantastica-e-seus-subgeneros.html

Sobre Nós

Dream of Writers

Autoras

Obrigado por ler a postagem! Para saber mais, sigam-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contate o Grupo